Polícia

Susepe apreende drogas, facas artesanais e celulares no presídio

Créditos: Paulo Messa
- Paulo Messa

Encantado - Uma ação de rotina da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) no Presídio Estadual de Encantado, na segunda-feira (12), resultou na apreensão de diversos objetos ilícitos. Segundo levantamento dos agentes, foram recolhidos 47 comprimidos não identificados, 38 aparelhos celulares, 14 baterias de telefone móvel, 31 carregadores, 29 chips de celular, 15 facas artesanais, além de uma quantidade não divulgada de maconha, crack e cocaína. A revista geral foi realizada em todas as alas da casa prisional, que abriga atualmente mais de 130 apenados - 100 no regime fechado, 10 na ala feminina e 24 no albergue. A operação envolveu 50 agentes da Susepe, incluindo integrantes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) e da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), de Santa Cruz do Sul.

Conforme o administrador do presídio de Encantado, Gustavo Hamann de Freitas, apesar de ser uma operação comum do órgão, e que deveria ser realizada com mais frequência, acaba sendo realizada em períodos mais espaçados, justificada pelo baixo efetivo de agentes, grande número de estabelecimentos penais, pois se trata de uma operação complexa que exige a colaboração de diversos órgãos públicos da segurança. "Temos que ter ciência dos cuidados com a segurança e consequências que essas ações podem gerar", relata.

O presídio de Encantado recebe detentos de toda a Comarca, que engloba mais seis municípios da região: Anta Gorda, Doutor Ricardo, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.

Comentários

VEJA TAMBÉM...