Geral

Vale das Caminhadas começa com trajeto no Distrito de Tamanduá

Trajeto, no interior de Marques de Souza, integra projeto que prevê a instalação de caminhos autoguiados em todos os municípios da região

Créditos: Redação
LANÇAMENTO: Assunção e Fontana anunciaram projeto a ser executado em municípios da região - Alício de Assunção

Lajeado - Por meio de iniciativa inédita na região, o projeto Passeios na Colônia inaugurará, em 17 de dezembro, o primeiro trajeto de caminhada autoguiada na região, possibilitando que os caminhantes percorram 13 quilômetros no Distrito de Tamanduá, em Marques de Souza, sem necessitar de condutor e em qualquer dia da semana.

Resultado de parcerias com a iniciativa privada, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Marques de Souza, o Caminhos de Tamanduá, além de exercício físico, servirá para mostrar as belezas naturais, a cultura e a gastronomia da localidade. A iniciativa foi anunciada na terça-feira, durante evento coordenado pela Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), no Hotel Valer, que contou com a presença de representantes de prefeituras e agências de viagens da região.

"Estamos implantando no Vale do Taquari um modelo europeu de caminhadas, oportunizado para que caminhantes possam percorrer trajetos sinalizados e sem condutores, em qualquer dia da semana. Isso refletirá também na economia das localidades, que poderão ofertar produtos coloniais, artesanato e alimentação aos usuários", destaca o coodenador Alício de Assunção. Ele projeta até 2019 a implantação de 40 trajetos, totalizando 500 quilômetros pela região.

Para o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, a iniciativa faz parte dos projetos da entidade: "Estamos em uma nova fase em que pretendemos atuar de forma conjunta em todos os municípios, e os caminhos autoguiados estão entre esses projetos." Fabiana Henicka, proprietária de uma agroindústria em Tamanduá, vê com otimismo a implantação do caminho. "Produzimos massas, tortéis, pastéis e capeletti. A partir de agora, com a chegada dos caminhantes, devemos ter a produção aumentada. Estamos na expectativa de que isso aconteça".

A programação de inauguração prevê para as 7h, café da colônia no Restaurante No Ponto; 8h, inauguração e início da caminhada; 11h, plantio de cem árvores nativas; almoço e shows da Orquestra Municipal de Marques de Souza e artistas convidados no ginásio da localidade. O investimento é de R$ 60, incluindo transporte desde Lajeado, café da colônia, água, carro de apoio e almoço. Inscrições pelo telefone 99583-2672.

Comentários

VEJA TAMBÉM...