Geral

Jornalista apresenta história sobre a vida do triavô Marques de Souza

Carmen Ferreira, trineta de Manoel Marques de Souza III, que dá nome à cidade do Vale do Taquari, também falou sobre sua relação com a região

Créditos: Alício de Assunção
HISTÓRIA: Carmen Ferreira palestrou para a comunidade de Marques de Souza - Alício de Assunção

Marques de Souza - A jornalista Carmen Ferreira, trineta de Manoel Marques de Souza III e residente em Porto Alegre, visitou, na semana passada, a comunidade de Marques de Souza. Em função do início das comemorações do 22º aniversário da cidade, ela palestrou no evento e falou sobre seu parentesco com o homem que dá nome à cidade e sobre sua relação com a região. "Sou trineta dele. Meu pai, José, era bisneto. Minha avó, Maria, era neta. Minha bisavó, Clara, era filha de Manoel Marques de Souza III, o Conde de Porto Alegre", comenta a jornalista.

De acordo com Carmem, Manoel Marques de Souza III teve sua trajetória de vida durante o Império, era legalista e militar. Junto com o pai e o avô, lutou nas campanhas de defesa da fronteira e do território brasileiro. Foi herói pelo comando vitorioso das guerras de Caseros, contra tiranos da Argentina, e do Paraguai, contra Solano Lopez. Ele participou da Revolução Farroupilha ao lado dos Imperiais, retomando à capital Porto Alegre e decisivamente na Paz Farroupilha.

"Ele foi comandante das Armas do Sul e Ministro do Exército. Elegeram ele como deputado para a Corte em três legislaturas, e, também, foi fundador e presidente da Sociedade Libertadora (de escravos em 1869). Ele fundou e presidiu o 2º Instituto Histórico e Geográfico do RS, e foi conselheiro de Estado. Ainda foi diretor do Instituto Sul-Rio-Grandense de Agricultura e até intendente de São José do Norte, entre outras funções. Como homem, teve personalidade marcante pela autoridade que impunha, estrategista e profundamente humanitário", destaca.

Em questão com a trineta de Manoel Marques de Souza III, Carmen Ferreira.

O Informativo do Vale - Como Manoel Marques de Souza III possui relação com nossa região?
Carmen - Agora, mais do que nunca, com a minha visita, momento em que aconteceu uma integração dos Marques de Souza - o município e o patrono. Sei que na época Farroupilha, na Arma de Cavalaria, sob o comando de Caxias, percorreu todo o Estado. Suponho que esteve também na região de Marques de Souza. Seu deslocamento abrangeu fronteiras, interior e até litoral, inclusive atrás de cavalos. Na época da 1ª Guerra Mundial, quando os municípios foram obrigados a trocarem seus nomes de origem italiana ou alemã, como no caso para Caxias, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e, então, Marques de Souza. O dia 18 de julho é o dia da troca do nome e também o dia da morte do herói. Não tem como negar isto!

O Informativo do Vale - Como você se sente em saber que o município tem a denominação de uma pessoa da tua família?
Carmen - Bastante responsável por contar, com precisão, a história de um homem, que passei a compreender e de quem todos os filhos da terra precisavam ter como exemplo. Ouvia falar, tinha na frente dos meus olhos seus objetos usados no dia a dia pela família. Aí, veio muita curiosidade e também o desejo de conhecê-lo melhor. Conhecer suas ações em seu tempo. A jornalista investigativa foi a campo. Além disso, ele recebeu a honra de ter seu nome exatamente no município com gente trabalhadora, empreendedora, vencedora de tantos revezes e, acima de tudo, adorável. Certamente, onde estiver, está muito vaidoso o Centauro de Luvas!

O Informativo do Vale - Fale sobre suas impressões sobre o município durante a visita.
Carmen - Então, convivi com pessoas acolhedoras, educadas e queridas. Desde sua administração até todos. Passei a admirá-los, e agora os levo no coração. Superaram com valentia a enchente de 2010. Estão realizando conquistas, que demonstram em seus rostos e olhar. Têm futuro promissor em todos os sentidos e espero que as novas gerações permaneçam assim e continuem o trabalho de seus pais. É claro, além de todos e cada um, o cenário verde de tão lindo entrou pelos meus olhos. Fiquei muito feliz.

Comentários

VEJA TAMBÉM...